domingo, 31 de maio de 2009

Olá..
vou postar aqui uma a primeira resenha crítica que fizemos esse semestre para a aula de Língua Portuguesa.
Resenha Crítica do livro “ O que é ideologia”





O livro “o que é ideologia”, é de autoria de Marilena Chauí. Esta consagrada escritora, também é filósofa, professora acadêmica e atuante na política. Teve como objetivo escrever essa obra para ajudar na formação acadêmica. A obra é composta por 125 páginas e dividida em 3 capítulos, o primeiro Partindo de Alguns Exemplos, o segundo Histórico do Termo e o terceiro A Concepção Marxista de Ideologia. A partir disso pode-se definir que a proposta central do livro é definir claramente como a ideologia evoluiu e como é definida na visão marxista, pois a explicação sobre o tema é mais complexa do que possa parecer. A ideologia tem raízes profundamente históricas, antropológicas, filosóficas e sociológicas.
O primeiro a empregar o termo ideologia foi Destutt de Tracy, mas os conceitos sobre ideologia são citados desde a Grécia Antiga como a teoria aristotélica das quatro causas: Causa material (matéria); causa formal ( forma); causa eficiente (o trabalho do marceneiro);causa final (o motivo dela ser feita), concepção essa que tem a ver com a divisão social. E é desta divisão que parte-se para concepção de dominante e dominado, de visão Marxista, que diz que a ideologia surge quando há divisão do trabalho manual do intelectual. Portanto o trabalhador assalariado é submetido ao poder do proprietário, e assim a ideologia é encarada como a dominação de uma dominante.
Essa linha de raciocínio continua durante o livro, assim Marx afirma que a ideologia não é a expressão de uma realidade e sim do que ela parece transparecer. Relacionando esse conceito com a busca constante de compreensão do ser humano, pois essas idéias tenderam a esconder dos homens as reais relações sociais do modo de como foram produzidas e origem das formas sociais de exploração econômica e dominação política.
Portanto o real papel da ideologia é mostrar o que uma dominação e exploração são acontecimentos que a sociedade em questão deseja ocultar, assim não deixando que as pessoas inclusas nesse meio tenham consciência do que está acontecendo a sua volta, ou seja, acabam por ficar alienados. E essa conclusão nos entender, realmente, o é uma ideologia, de que esta não é somente um conjunto de crenças, idéias, regras. Assim, a função dela também é explicar racionalmente a divisão social de classes, assim tentando apagar as diferenças e tentar passar um sentimento de igualdade a todos.
A leitura desta obra é um pouco complexa, necessita de muita atenção e um certo conhecimento básico para um bom entendimento. O livro se tornou mais claro a mim quando foi discutido em aula, na qual foram completados os conceitos vistos logo no começo, como, por exemplo, o de que a nossa ideologia muda de acordo com a mudança do nosso repertório, e de que para nos comunicarmos com um grupo precisamos saber a sua ideologia, e é neste ponto que acredito estar o real motivo de termos lido este livro tão desafiante. Para um futuro profissional de comunicação é imprescindível a dominação do tema, para que no futuro não cometa falhas que poderiam ser evitadas antes.




Juliana Fera de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário